5 anos atrás nascia o Studio Le Dance sob o olhar sonhador, cuidadoso e empreendedor de Letícia Viana
2 de abril de 2019
Mafren Engenharia
10 de abril de 2019

Quem é o responsável pela segurança do meu condomínio?

Vivemos em um momento de total insegurança, todos tentam se cercar de cuidados e equipamentos para a sua segurança e de seus entes queridos. Nos condomínios é guarda armada, sistema de CFTV, biometria, aplicativos, sensores, alarmes etc. Mas uma pergunta sempre fica no ar: quem é o principal e maior responsável pela segurança no condomínio?

O guarda armado? Os demais funcionários? O sistema de biometria ou os sensores e alarmes?

E a resposta é simples.

Você morador! Isto mesmo, o morador é o principal responsável pela segurança, sem a consciência desta importância de nada adianta todos os itens acima relacionados, pois são as atitudes dos moradores que fazem com que a segurança seja eficiente.

Neste conjunto de pessoas, equipamentos e procedimentos é que se estrutura uma segurança. Contrata-se pessoas, compra-se equipamentos, estabelecem-se as normas de segurança, entretanto, os procedimentos devem ser cobrados tanto dos funcionários como dos moradores.

Normalmente se o funcionários não cumpre a norma estabelecida ele é advertido ou demitido. Mas e o morador?

Aqui destacamos porque o morador é o maior responsável. Ele é responsável pela contratação de guarda ar- mada, compra de equipamentos, estabelecimento das normas, etc.

Por isso ele deve estar atento a quem contrata, (idoneidade, caráter, condições de executar o que foi estabelecido e conhecimento).

Equipamentos e infra estrutura: (Qualidade, eficiência e utilidade dos equipamentos). Procedimentos: (Aplicabilidade, eficiência e treinamento de pessoal).

Agora o mais importante, o morador, ele é o responsável pelas informações e atitudes no dia a dia. É ele quem deve deixar o cadastro de moradores, assim como telefone de contato sempre atualizados. Liberar quem pode ou não entrar no condomínio. Quando chegar de carro, abrir os vidros, deixar com que o funcionário visualize dentro do carro para ver se está tudo bem. E o principal: respeitar as normas de segurança e apoiar a sua aplicação.

Fazendo tudo isto, a segurança certamente estará próxima da perfeição.