Gonzaga Butiquim, a boa gastronomia de boteco
2 de abril de 2019
La Macelleria: Açougue Gourmet & Restaurante
2 de abril de 2019

Barolio, Gostinho do Mar

Novo restaurante que privilegia a culinária mediterrânea, traz a pizza mais tradicional do mundo e outras iguarias napolitanas para o Vila da Serra

Fãs das redondas italianas e de frutos do mar têm novo ponto de encontro: o Barolio, charmoso restaurante instalado em ponto central da Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra. A casa pilotada pelo chef Carlo Caredda, é especializada na cozinha de Nápoles, cidade costeira da região da Campânia, Sul da Itália. Esta famosa gastronomia tem nos frutos do mar seus principais ingredientes, que geralmente são associados às tradicionais massas e risotos.

À primeira vista, o restaurante chama a atenção pela decoração moderna e aconchegante, com ar bastante europeu, contando com mesas internas e na calçada. No cardápio, destaque para as pizzas montadas à frente do cliente, que seguem os padrões da Vera Pizza Napoletana. Para garantir todo o sabor, suculência e maciez, a massa é feita com farinha 00 importada da Itália, fermentada natural e lentamente. Os ingredientes são sempre frescos e de alta qualidade. O modelo do forno é o tradicional napolitano que utiliza 100% lenha e alcança altíssimas temperaturas.

A pizza que leva o nome da casa, feita com molho de tomati pelati, mozarela de búfala, rúcula, presunto Parma e parmesão, já se tornou a queridinha do cardápio. Quem optar por frutos do mar pode começar com o Polipetti alla Luciana, mini polvo ao molho de tomates, alcaparras e azeitonas pretas. Entre os pratos principais, destaque para a lagosta grelhada com espaguete, bife ancho com mix de cogumelos e camarões grelhados acompanhados de purê de ervilhas e ratatouille. O Barolio trabalha também com sugestões que variam constantemente e podem incluir peixes frescos e ostras.

Carlo Caredda nasceu na ilha de Ischia, a maior das três situadas ao largo da costa de Nápoles. Depois de morar e atuar como chef em Dusseldorf, na Alemanha, o napolitano veio para Belo Horizonte e em 2009 abriu o primeiro Barolio, na região da Pampulha. Para inaugurar a casa do Vila da Serra, ele se associou ao arquiteto e administrador Mateus Hermeto. Os sócios apostam na tradição e contemporaneidade do restaurante e do cardápio, que não por acaso vêm atraindo clientes desde a abertura.