Registrar histórias e guardar momentos em família
29 de março de 2019
Você nunca viu nada igual: ir ao dentista virou Diversão!
29 de março de 2019
Registrar histórias e guardar momentos em família
29 de março de 2019
Você nunca viu nada igual: ir ao dentista virou Diversão!
29 de março de 2019

Crescimento do OUTSOURCING no Brasil proporciona flexibilidade e redução de custos para empresas

Líder do mercado de impressões de Minas Gerais, a empresa mineira Copygreen Outsourcing explica os benefícios do outsourcing para as organizações.

Já ouviu falar em outsourcing? Embora o serviço tenha crescido 16% nos últimos meses, a prática ainda é desconhecida para muitos empresários que não entendem o conceito ou associam o oficio à terceirização de serviços. Mas afinal de contas, para que serve o outsourcing?

O outsourcing é a contratação de serviços concernentes às partes estratégicas da empresa, o que difere consideravelmente da terceirização, uma vez que ela apenas realoca serviços de menor valor percebido, como limpeza, segurança, alimentação, entre outros.

Há distintas áreas em que o outsourcing pode ser utilizado pelas organizações como no campo da comunicação, TI, comercial e até mesmo impressões. Segundo o relatório publicado pela Transparency Market Research, a previsão é que o mercado de outsourcing de impressões atinja a marca dos US$ 95 bilhões de dólares em receita, totalizando um aumento de 14,8%, até o ano de 2024.

Uma das organizações que tem sido pioneiras no setor de impressões é a Copygreen Outsourcing. A empresa mineira localizada no Vila da Serra já atua na área há quase 10 anos e atualmente é uma das líderes do mercado.

“Quando começamos a trabalhar com outsourcing era uma novidade para quase todo mundo e apresentar esse tipo de serviço para a maioria das empresas era um grande desafio. Tendo em vista que entregar nas mãos do outro uma parte significativa do seu negócio parece ser arriscado demais.

Essa questão se torna ainda mais delicada quando se trabalha com um dos mercados mais conservadores do Brasil, que é o de Minas Gerais. Todavia, o outsourcing traz uma série de benefícios para o negócio, os quais são difíceis de serem ignorados. Esse é um dos principais motivos que permite que tenhamos muito êxito no que fazemos”, lembra o CEO da Copygreen, Leonardo Pedroza.

Por que o outsourcing cresce tanto?
O crescimento do outsourcing, como aponta pesquisas e o próprio fundador da Copygreen, não é sem motivos. A prática proporciona a redução de custos em diversos aspectos, como aquisição, manutenção e alimentação dos equipamentos. Segundo Pedroza, a economia das empresas pode chegar a até 80% frente ao valor gasto com impressões.

No mercado de impressoras, renomadas marcas como Kyocera, Brother, Epson, HP, entre outras promovem a renovação das máquinas em um espaço muito curto de tempo. Por essa razão, os equipamentos se tornam “ultrapassados” em poucos meses. Neste sentido, ou as empresas investem muito na atualização de todo aparato de equipamentos, ou acabam trabalhando com velocidade e volume inferiores ao que poderiam atingir.

Negócios de outsourcing, como a Copygreen, dispõem para os clientes, equipamentos de alta performance; o que aumenta a rentabilidade do empreendimento e a rapidez nos processos como um todo.

Outro ponto favorável ao outsourcing é a manutenção dos equipamentos. Toda a responsabilidade pelo bom funcionamento das máquinas fica a cargo da empresa terceirizada. O primeiro atendimento é realizado em até 24 horas e a manutenção é desenvolvida de forma periódica e sistemática, evitando possíveis problemas de operação das impressoras no dia a dia das empresas.

“Uma questão importante para as pessoas entenderem é que muita gente confunde o outsourcing de impressão com locação de impressoras. Os serviços são completamente distintos. Enquanto no aluguel, a organização apenas entrega para você as máquinas e ponto final, no outsourcing de impressão realizamos uma espécie de consultoria e atendimento personalizado do serviço. Você não apenas conta com as impressoras de alta performance com o outsourcing, como também com o reabastecimento de suprimentos, manutenção de equipamentos, gestão das impressões realizadas a distância, destinação correta dos resíduos e consultoria profissional para a locação personalizada das impressoras”, enfatiza Pedroza.

De forma geral, o que rege o outsourcing é a defesa de que a empresa precisa focar no que ela faz de melhor, valor fundamentado em um dos conceitos defendidos pelo economista Adam Smith. Segundo o filósofo, os “trabalhadores devem concentrar a sua posição de acordo com as suas próprias especializações, para serem eficazes e eficientes.”

Esse é mais um dos motivos pelo quais empresas de grande a pequeno porte têm investido no cerne do negócio e deixado outras partes à cargo do outsourcing. Podemos ver exemplos como esses inclusive entre empresas do Vila da Serra, como é o caso do Hospital de Olhos de Minas Gerais e a JChebly.

Ambas clientes da Copygreen, as organizações mineiras aderiram à pratica com intuito de gerar praticidade e melhorar o funcionamento da empresa como um todo. Todavia, como explica Pedroza o serviço de outsourcing é buscado também por grandes corporações e recomendado por empresas de grande representatividade no mercado, como é o caso da Nemak do Brasil.

“Apenas um bom relacionamento comercial não basta, é preciso fornecer os equipamentos adequados, estar atualizado tecnologicamente, prestar serviços com qualidade, atender aos SLAs estipulados e oferecer preços competitivos. A Copygreen vem atendendo muito bem a cada um destes requisitos por isso que somos parceiras há mais de cinco anos”, elogia o IT Leader South America, Marcelo Barbosa.