Rearticular – Ortopedia, Fisioterapia e Nutrição.
20 de março de 2021
Rizvi – Profissionais em Idiomas
4 de abril de 2021

Combatendo a obesidade em tempos de pandemia

MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS ESTÃO ACIMA DO PESO E 20% DA POPULAÇÃO ESTÁ OBESA. VEJA ALGUNS TRATAMENTOS PARA O COMBATE DESSE PROBLEMA E A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DESDE CEDO

Segundo dados do Ministério da Saúde, 55,7% da população nacional está acima do peso e 20% dos adultos no Brasil estão obesos. O levantamento realizado mostra que, em pouco mais de uma década, houve aumento de mais de 80% da obesidade no país. Tais índices alertam para a necessidade de preservar hábitos saudáveis, principalmente após um dos momentos mais conturbados dos últimos anos: a pandemia mundial de coronavírus.

De acordo com estudos, os hábitos adquiridos ao longo do período de quarentena – relacionados ao sedentarismo e ansiedade do período – pode ser um fator decisivo para o aumento ainda maior nos próximos anos. Por isso, mais do que nunca, é preciso reforçar a prevenção e a busca por um tratamento assertivo.

Muitos desses casos poderiam ser evitados com uma mudança de hábitos e a busca por um estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Porém, a maior dificuldade é convencer o paciente a abrir mão das facilidades e comodidades que a vida moderna oferece no que diz respeito à alimentação e deslocamento.

TRATAMENTOS QUE SÃO IMPORTANTES ALIADOS NA PERDA DE PESO

Para aqueles que não obtiverem êxito sozinhos e não conseguirem seguir uma dieta associada à atividade física, é preciso buscar uma ajuda médica para indicar a melhor forma de tratamento. Atualmente, existe uma parcela grande de procedimentos e métodos seguros para emagrecer com saúde e manter os efeitos em longo prazo.

BALÃO INTRAGÁSTRICO

O Balão Intragástrico proporciona ao paciente uma sensação de saciedade precoce que, posteriormente, ajudará bastante na perda de peso. Ele consiste em uma prótese flexível de silicone que é preenchida com 400ml a 700ml de soro fisiológico e um corante que permite a detecção em caso de vazamento. Ele é colocado por via endoscópica, sem cortes, internação ou cirurgias, com o paciente sedado. Então, o balão entra vazio pela boca, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde é preenchido. O método é indicado para os pacientes com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 27kg/m². A introdução do balão é um procedimento simples e realizado ambulatoriamente. Não é necessária internação e o paciente é liberado cerca de 30 minutos após o procedimento. O período de tratamento dura cerca de 1 ano, sendo que o balão pode ser reajustado de acordo com a necessidade do paciente. No entanto, o resultado esperado só será alcançado caso o paciente mantenha uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, além do acompanhamento psicológico, caso seja necessário e indicado.

ENDOSCOPIA

Por meio da endoscopia, é possível identificar diversas alterações no sistema digestivo que podem contribuir para a evolução da obesidade e outras doenças que acometem a região. Este é um procedimento em que, através de um tubo flexível, ligado a uma pequena câmera, o médico irá explorar toda a região digestiva em mínimos detalhes. O método endoscópico também é um importante aliado em tratamentos não invasivos que facilitam os resultados e a recuperação do paciente, tais como a redução de estômago por endoscopia e a inserção do Balão Intragástrico.

COLONOSCOPIA

A obesidade por si só pode ser uma porta de entrada para outras doenças em todo o organismo. A Colonoscopia é um importante procedimento para identificar alterações e doenças que acometem o cólon e o reto – sejam essas doenças relacionadas à obesidade ou não. O procedimento consiste em um aparelho flexível que é introduzido no ânus com a utilização de sedação e anestésico local.

PLASMA DE ARGÔNIO

O Plasma de Argônio é o principal tratamento indicado para quem voltou a ganhar peso após passar pela cirurgia bariátrica. Esse reganho de peso pode acontecer devido a fatores internos, em que ocorre a dilatação da anastomose gastrointestinal – que é a emenda entre estômago e intestino realizada após a cirurgia.

Também realizado por endoscopia, o plasma de argônio é um procedimento pouco invasivo que permite a redução de diâmetro da anastomose para que o paciente possa recuperar a qualidade de vida e resultados adquiridos anteriormente no primeiro procedimento.

NUTRIÇÃO

Os profissionais da área da nutrição são grandes aliados para o combate a obesidade. Esses especialistas são responsáveis por orientar, analisar e prescrever os hábitos que serão decisivos para manter a saúde do paciente e garantir os resultados de qualquer procedimento da área. Por meio deles, o paciente consegue aderir às necessidades do seu organismo de forma segura e saudável, mantendo o prazer, bem-estar e qualidade de vida para suas tarefas diárias.

OVERSTITCH©

O Overstitch©, popularmente conhecido como redução de estômago por endoscopia, é um dos procedimentos endoscópicos mais modernos para tratamento da obesidade. Essa técnica consiste na redução de estômago por meio endoscópico, algo que transforma o procedimento em um tratamento mais seguro e de recuperação mais fácil para os pacientes.

O Overstitch© nada mais é que o nome do aparelho utilizado na técnica que permite costurar o estômago por via endoscópica. Dessa forma, o paciente consegue a redução necessária sem passar pelos riscos de um procedimento muito invasivo – com cortes – como a cirurgia bariátrica, além de conseguir se recuperar e voltar a tarefas normais de forma mais rápida.

HOSPITAL DIA SANDER MEDICAL CENTER

Para emagrecer com saúde, busque quem entende do assunto! Quer conhecer mais sobre os tratamentos para emagrecimento saudável e combater os males causados pela obesidade? Entre em contato com o Sander Medical Center, tire dúvidas e marque sua avaliação!

Endereço: Avenida Bernardo Monteiro, 1265 – Funcionários

Telefones: (31) 3588-1155 – (31) 3261-4515

WhatsApp: (31) 98010-5000

www.sandermedicalcenter.com.br

INSTAGRAM: @sandermedicalcenterbh – @drbrunosander