Nutrovida medicina e nutrição
4 de março de 2021
Rearticular – Ortopedia, Fisioterapia e Nutrição.
20 de março de 2021

Varizes: Muito além de estética, seu tratamento envolve saúde

As varizes são veias superficiais, dilatadas e anormais que caracterizam uma alteração funcional da circulação venosa. O problema ocorre quando a válvula responsável por conduzir o sangue venoso de volta ao coração não consegue realizar essa função. Consequentemente, o sangue passa a ficar acumulado na região afetada- sobretudo dos membros inferiores- provocando alterações nas veias que resultam no surgimento de varizes.

Muitas pessoas acreditam que se trata apenas de uma questão de estética, quando na verdade é uma doença crônica que piora progressivamente. Estudos internacionais apontam que cerca de 20-30% das mulheres e 10-20% dos homens vão apresentar algum grau de doença ao longo de sua vida. Por ser uma doença evolutiva, cerca de 3-11% das pessoas com varizes podem chegar aos estágios mais avançados da doença com a presença de formação de ulceras nas pernas e escurecimento e ressecamento da pele.

A doença apresenta os seguintes fatores de risco: Histórico familiar, obesidade, sedentarismo, múltiplas gestações, uso de hormônios, trabalho em pé tabagismo dentre outros fatores.

As varizes são facilmente identificadas ao simples exame visual. Na maioria dos casos o próprio paciente consegue perceber o problema. Ao procurar o especialista, ele fará o diagnóstico e irá graduar a doença e indicará os exames que ajudarão a identificar o problema e as decisões sobre o tipo de tratamento.

Detectada a presença de varizes realiza-se o tratamento mais adequado para cada paciente. Os métodos de tratamento vão desde conservador, cirurgia, escleroterapia química ou termoablativas. A escolha do tratamento depende do tipo de veia, da condição clínica do paciente, da localização e extensão das varizes.

Na visão mais atual sobre o manejo da doença venosa, as várias modalidades de tratamento são combinadas para obtenção dos melhores resultados, tanto estético como para alivio dos sintomas. Se você tem algum grau de doença venosa, faça uma avaliação com o especialista. Cuide-se. A doença venosa é progressiva e deve ser tratada.

DRA. CAMILA RIBEIRO CAETANO

CIRURGIA VASCULAR

CRM – 50597- RQE-32.963

——————————————-

CLÍNICA VASCULAR CAMILA CAETANO

MEMBRO DO CORPO CLÍNICO DO HOSPITAL BIOCOR E DA SOCIEDADEB BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

DIRETOR TÉCNICO – DR. BRUNO ALENCAR FONSECA – CRM – 52190- RQE-42.034

ENDEREÇO: ALAMEDA OSCAR NIEMEYER,1033 – SALA 823 – PORTARIA 3

VILA DA SERRA – NOVA LIMA

TELS:(31)3646-0926/WHATSAPP:98372-4549

WWW.CLINICAVASCULARCAMILACAETANO.COM

INSTAGRAM: @CLINICACAMILACAETANO