Após a Gestação quando posso operar?
19 de abril de 2019
PE. Alexandre Fernandes
19 de abril de 2019
Após a Gestação quando posso operar?
19 de abril de 2019
PE. Alexandre Fernandes
19 de abril de 2019

Escola infantil Montessori, preparando para a vida desde a primeira infância

“A educação da criança muito pequena não visa apenas prepará-la para a escola, mas para a vida” (Maria Montessori, 1870-1952). A afirmação da educadora foi baseada em pesquisas científicas e na observação atenta, durante décadas, do seu objeto principal: a criança. Após anos de estudo, a Dra. Maria Montessori criou o método que vem conquistando milhares de pessoas e conta com ex-alunos famosos como Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google), Gabriel García Marquez (nobel de literatura), além dos príncipes ingleses William e Harry. Grandes centros como Japão, México, Estados Unidos e Índia possuem escolas Montessori que não param de crescer.

Quem foi Maria Montessori
Maria Montessori (1870-1952), italiana, médica e psiquiatra, dedicou a vida à arte de educar. Por meio de pesquisas, essa mulher visionária percebeu que a aprendizagem acontece de forma natural quando a criança tem as necessidades e escolhas respeitadas. A metodologia Montessoriana revolucionou a educação e vem se espalhando pelo mundo todo.

Montessori em BH
Na capital mineira, a Escola Infantil Montessori funciona desde fevereiro de 2018. O local é amplo (1.100 m2) e acessível, fica no alto da Avenida Afonso Pena, bairro Serra. Todo o espaço é voltado para que o aprendizado seja vivido de forma diferenciada pelos alunos.

De acordo com Ana Amélia Rigotto, coordenadora pedagógica, a escola infantil Montessori, oferece educação de excelência na “primeira infância” (de 0 a 6 anos), em um ambiente preparado, com materiais cientificamente pensados para o desenvolvimento da criança. As estantes e os objetos estão ao alcance dos alunos. O professor atua como um “observador” e “mediador” do processo. A metodologia respeita o percurso natural de aprendizagem, estimulando criatividade, inovação e sensibilidade, possibilitando aos alunos a obtenção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a força de caráter necessárias para crescerem seguros e equilibrados. Na escola Infantil Montessori, educar vai muito além de ensinar conteúdos prontos, os alunos aprendem de acordo com as próprias experiências. Tudo isso permite aos pequenos um aprendizado “de dentro para fora”, seguindo ritmo e interesses individuais. É importante esclarecer que não se trata de um método “alternativo” de educar, mas sim de um modelo que coloca a criança como protagonista de seu aprendizado, tornando todo o processo mais efetivo e prazeroso.

A importância da primeira infância
Poucos sabem, mas é na primeira infância que a nossa personalidade é formada. De acordo com a Dra. Maria Montessori, “a parte mais importante da vida não é a idade dos estudos universitários, mas o período do nascimento até os seis anos. É neste momento em que a própria inteligência do homem, seu maior instrumento, está sendo formada”. Por isso, investir em educação, nesta fase, é fundamental para a construção de uma vida produtiva e feliz.

Equipe qualificada e valores Montessori
A equipe da escola é periodicamente supervisionada por Talita de Almeida, diretora da ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessoriana). Os professores são capacitados para introduzir os estudos com materiais multissensoriais, que engajam todos os sentidos (tato, audição, paladar, visão e olfato), trabalhando temas como: ciências da natureza, geografia, estudos sociais e culturais, história, música e arte. Dessa forma, os pequenos são levados a desenvolver o autocuidado e a autonomia.

Princípios e valores da Escola:
• Criatividade
• Liberdade
• Responsabilidade
• Integridade
• Amor ao próximo
• Educação para a paz

“Colocando a mão na massa”
De acordo com o método, a criança é um ser humano integral que já nasce com capacidade de educar a si mesmo se lhe forem dadas as condições. O professor é um “guia” que incentiva e auxilia o aluno em seu processo de aprendizagem, mas é por meio das próprias vivências que o conhecimento é construído. Independência e construção do pensamento lógico são estimulados a todo o momento. Educação artística e musical, psicomotricidade, inglês, atividades da “vida prática” e cozinha experimental fazem parte do dia a dia das crianças. O aluno é preparado para viver em sociedade, tornando-se capaz de interagir e compreender o seu meio, com equilíbrio emocional e fortalecido para enfrentar desafios de forma ética, saudável e segura. O resultado: adultos bem sucedidos, autônomos e capazes de entender e transformar o mundo.