Escola infantil Montessori, preparando para a vida desde a primeira infância
19 de abril de 2019
Você já conhece a nossa técnica de Extensão de Cílios
22 de abril de 2019

PE. Alexandre Fernandes

Um Legado de 20 anos de história

Em 20 anos, um bebê nasce e já vira universitário; um bairro recém-criado na cidade, com casas aqui e ali vira um bairro repleto de condomínios com duas, três torres de 15 andares cada uma; em 20 anos saímos das cartas que matavam as saudades provocadas pelas ausências, para as conversas via skype, um olhando o outro ali colado na tela. Em 20 anos, quanta coisa acontece!

Mas se vai falar sobre o padre Alexandre Fernandes, que passou 20 anos como pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Belvedere, esquece esse jeito de olhar a vida. Padre Alexandre não pode ser medido pelo tempo, porque seu tempo é o tempo todo. Tudo nele parece que foi ontem, que acabou de acontecer. Mas não foi um dia desses que a NSRainha tinha cadeiras de plástico branco e poucos fieis dentro da igreja? Já se passaram 20 anos? Não diga! Quem frequentava a paróquia de então acha que foi ontem. Mas padre Alexandre trabalhou de segunda a segunda para dar ao templo as atuais 857 cadeiras individuais estofadas, única igreja em BH a oferecer este tipo de conforto aos fieis. Sem falar na reforma acústica que ele promoveu para levar ao paroquiano uma perfeição tal no som que a palavra proclamada seja recebida com extrema qualidade. Não há microfonia, falha no sistema, nada. “Este tesouro de Deus, que é a palavra, precisa ser entendido para ser vivido”, ele explica com entusiasmo.

E assim, durante os 20 anos à frente da igreja do Belvedere, todos os números referentes ao Padre Alexandre Fernandes são superlativos. Reúne duas características difíceis de encontrar entre os que trabalham na seara do Senhor: é tanto um padre dedicado 24 horas à evangelização e ao conhecimento profundo da Sagrada Escritura (suas homilias são verdadeiras aulas de catequese) como conhecido pela competência como gestor, com perfil multitarefa e uma visão privilegiada que o fizeram transformar a paróquia em um referencial de excelência para o atendimento e as necessidades dos fiéis. Em ambas as funções, um detalhista. Uma habilidade incrível para lidar com crianças e jovens, que o seguem com alegria e admiração, e sempre à frente de iniciativas que acolham o idoso. Dirigia inúmeros projetos sociais na NSRainha.

Não foi à toa que com a notícia da transição do sacerdote para a Bom Jesus do Vale, e em reconhecimento ao trabalho do pároco que mudou a região levando mil fieis de todos os bairros da cidade a cada uma das missas do domingo, os paroquianos promoveram um abraço em torno da igreja do belvedere, fazendo um corredor onde ele mal conseguia andar, tantos eram os abraços, os sorrisos, as lágrimas, os tapinhas nas costas, os agradecimentos.

Agora padre Alexandre tem mais um desafio: trabalhar para erguer o novo templo da igreja Bom Jesus do Vale, no Vale do Sereno, que funciona provisoriamente em um contêiner. Vai cercado por um número cada vez maior de seguidores, que acreditam que, como sempre, ele vai passar e ultrapassar as expectativas. Daqui a pouco todo mundo vai achar que “parece que foi ontem”.