Instituto Tarcísio Bisinotto – Um Novo Conceito em Educação
4 de março de 2021
Meu filho não fala e agora??
4 de março de 2021

KUMON Belvedere

Nunca ficou tão evidente a importância da autonomia e do hábito de estudos como neste longo período de distanciamento social. Para os alunos do Kumon, estudar em casa não é novidade: eles possuem uma rotina de estudos bem definida e, portanto, mesmo neste momento, não perderam o ritmo. Pelo contrário, seguiram se desenvolvendo um pouquinho por dia, todos os dias, através dos exercícios diários e com o acompanhamento remoto de nossa equipe.

“O Kumon foi a melhor decisão que tomamos esse ano! Sem ele, os estudos ficariam totalmente parados. O Kumon trouxe para o Enrico uma rotina em meio ao caos que foi o início da pandemia. O cotidiano de estudos ficou mais fácil e também mais regular”. Conta Luíza, mãe de Enrico, que iniciou seus estudos logo no início da pandemia, com o objetivo de intensificar o processo de alfabetização.

O método japonês, que completou 60 anos de existência, tem como objetivo formar alunos autodidatas, através do treino diário das disciplinas básicas: matemática, português e inglês.

Não raro, a procura pelo método se dá em momentos desafiadores, quando surgem dificuldades de aprendizagem, para as quais o método é muito eficaz por construir um programa individualizado de estudos a partir do diagnóstico das potencialidades e defasagens de cada aluno.

Contudo, essa cultura vem se transformando nos últimos anos, e a consciência da importância de estimular o desenvolvimento cognitivo desde a primeira infância vem aumentando a demanda pelo Kumon na fase pré-escolar, momento em que o desenvolvimento cognitivo está a todo vapor e as bases para as futuras aprendizagens estão sendo construídas, além dos hábitos que serão levados para toda a vida.

Sob a direção de Bárbara Feitosa – psicóloga pela UFMG e especialista em Psicopedagogia e Alfabetização e Letramentos – a unidade Belvedere, que completa seis anos em 2020, tem se tornado uma referência no trabalho com esta faixa etária em Belo Horizonte. Para Bárbara, trabalhar com a primeira infância trata-se de um privilégio, já que nesta fase, a aprendizagem se beneficia da imensa curiosidade infantil e da máxima plasticidade cerebral, garantindo condições favoráveis ao desenvolvimento do alicerce sobre o qual as aprendizagens posteriores serão construídas.

Isto quer dizer que apenas crianças podem se beneficiar do método? De jeito nenhum! O Kumon é para todas as idades, e da mesma forma que recebe crianças de diferentes faixas etárias, também recebe adultos e idosos que buscam manter em dia suas habilidades cognitivas ou desenvolver alguma habilidade específica como o Inglês.

O grande segredo do método Kumon, além do hábito de estudos diário, é o respeito à individualidade do aluno. Cada aluno possui um ritmo de aprendizagem e traz uma bagagem de conhecimentos, habilidades e, por vezes, algumas dificuldades. Tudo isto é levado em consideração para o planejamento de uma trajetória única e certeira, que leva a resultados surpreendentes.

 

 

ENDEREÇO: AV: Luiz Paulo Franco, 345 – loja 3 – Belvedere 

(31) 3019-6789 / (31) 98853-8596

INSTAGRAM: @KUMONBELVEDERE