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Meu filho não fala e agora??

Nós, profissionais da saúde, nos deparamos frequentemente com mães preocupadas porque o filho com 2 ou 3 anos de idade não fala. Após vários questionamentos, elas obtêm algumas opiniões que lhe sugerem buscar por um médico ou por um fonoaudiólogo e por muitas vezes escutam “não se preocupe, cada criança tem seu tempo”. Mas será mesmo? Se for assim, então para que existem os marcos de desenvolvimento?

Não deixa de ser verdade que cada sujeito é único, tem sua história de vida, composição genética e aprendizagem que lhe são específicos. No entanto existem os marcos de desenvolvimento. Quando falamos em marcos de desenvolvimento, estamos falando de um tempo para adquirir determinadas habilidades. Habilidades essas que algumas crianças alcançam mais rápidos, outras mais devagar, mas até para esses marcos existe um limite, uma medida de segurança, uma idade máxima para cada etapa do desenvolvimento infantil. Por exemplo, é esperado que uma criança de até 1 ano vire a cabeça na direção do som, consiga emitir alguns sons (chamados de balbucio), entenda o próprio nome e entenda também comandos simples como oi, tchau e não. Já a criança de até 1 ano e 6 meses consegue localizar sons vindos de quaisquer direções, é capaz de pedir o que quer tentando dizer o nome do objeto, além de identificar algumas partes do corpo. Um pouco depois disso, com idade de até 2 anos, é esperado que ela reconheça sons rotineiros, como o do telefone, latido ou barulho de carro. Agora, com o vocabulário maior, ela compreende e produz frases curtas e simples. Quando completa 3 anos, espera-se que a criança seja capaz de fazer perguntas (conhecida como a fase do “Por que?”). Aos 4 anos ela já consegue inventar histórias e aos 5 anos, consegue falar corretamente frases completas, com todos os sons da língua adequados. E se a criança ultrapassar esses prazos, é preciso investigar sim o porquê desse atraso.

Então ao invés de responder que cada criança tem seu tempo, procure saber se seu filho está no tempo de desenvolvimento dele ou busque um profissional qualificado para avaliar.

E porque essa intervenção precoce é importante? É sabido que até os 3 anos de idade a criança possui um grande desenvolvimento cerebral, assim se a criança estiver com algum atraso em certa habilidade, e você agir neste momento, ela vai ter uma chance muito maior de adquirir essa habilidade e diminuir esses atrasos em um tempo menor.

 

FLÁVIA GONÇALVES CHAVES – PÓS GRADUADA EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E LINGUAGEM EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA   CRFA – 6-9132

DAYANNE LOPES – PSICÓLOGA E NEUROPSICÓLOGA – ESPECIALISTA EM NEUROCIÊNCIAS   CRP – 04/40953

NADJLA LOPES DE O. BURLE – DIRETORA CLINICA BEM OUVIR – FONOAUDIÓLOGA   CRFA-6-9119

 

ENDEREÇO: R: FERNANDES TOURINHO, 1030 – SALA 306 – LOURDES

TES(31): 3586-3310/ 99141-2735

INSTAGRAM:@CLINICABEMOUVIR