Quando devo levar meu filho ao Odontopediatra?
29 de março de 2019
O que toda mulher deveria saber da menopausa e gestação / pós parto
1 de abril de 2019
Quando devo levar meu filho ao Odontopediatra?
29 de março de 2019
O que toda mulher deveria saber da menopausa e gestação / pós parto
1 de abril de 2019

TH: Terapia Hormonal na Menopausa

Climatério ou Perimenopausa é a fase de vida da mulher em que os ovários passam a produzir uma taxa menor dos hormônios femininos, o que ocorre geralmente após os 40 anos de idade. Menopausa é quando já ocorreu a interrupção definitiva dos ciclos menstruais por 12 meses. Desde a perimenopausa, a mulher pode apresentar vários sintomas que comprometem sua qualidade de vida e sua saúde: alterações menstruais, ondas de calor, alteração do peso e da distribuição da gordura corporal, perda de massa magra, alteração do humor, distúrbio do sono, déficit de memória, dores nas articulações, fragilidade dos cabelos e das unhas, ressecamento da pele, ressecamento vaginal e infecções do trato urinário. Além disso, com a menopausa, ocorre aumento do risco de osteoporose e fraturas ósseas.

Hoje em dia, mulheres na faixa de 50 anos de idade são ainda extremamente ativas, trabalham, querem aproveitar a vida, viajar, curtir a família e os amigos. Para isso, precisam sentir-se bem dispostas e com a mesma memória de sempre, com seus músculos e articulações funcionando perfeitamente, sem dores no corpo, sem ganho de “gordurinhas” indesejáveis e sem as ondas de calor, que em muitos casos, prejudicam muito seu cotidiano.

A Terapia Hormonal (TH) com hormônios sexuais femininos tem como principal indicação o alívio das ondas de calor, mas ela pode amenizar muitos dos outros sintomas já citados e, quando iniciada na hora certa, pode trazer vários outros benefícios como: redução do risco de câncer de cólon, de demência, de depressão, de diabetes, de glaucoma, catarata, de quedas e de fraturas.

No entanto, existem alguns riscos relacionados à TH e há alguns casos em que ela tem contraindicação absoluta, como na mulher que tem ou já teve câncer de mama.

Felizmente, na maioria dos casos, não há contraindicações ou há apenas contraindicação relativa. É claro que é preciso uma avaliação muito criteriosa dos riscos e benefícios, mas sem receio exagerado do uso do hormônio. A literatura científica mostra que os benefícios superam os riscos para a maioria das mulheres com sintomas, se a TH for iniciada na hora certa, ou seja, antes dos 60 anos de idade ou com menos de 10 anos do início da menopausa. Além disso, alguns dos riscos relacionados à TH podem ser reduzidos com as escolhas certas do tipo de hormônio, da dose e da via de administração.

A avaliação do Endocrinologista é importante para avaliar quem precisa, quem realmente terá benefícios sem aumento dos riscos e qual o melhor tipo de tratamento para cada mulher. Essa decisão é feita através de um estudo individualizado e respeitando a opinião da paciente na escolha do tratamento.