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Estratégias assertivas no dever de casa

No âmbito familiar, a educação é a preparação da criança para o mundo exterior, ajudando-a no desenvolvimento da autonomia. Dentre as diversas formas de a família desenvolver a autonomia na criança, podemos destacar o hábito de estudo, iniciado pelo momento do dever de casa.

O dever de casa é uma ferramenta educativa que visa auxiliar a fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula, despertar o prazer pelos estudos e desenvolver um comportamento proativo no educando. Para que essa ferramenta cumpra suas funções, é importante que a família ensine a rotina de estudo desde a primeira infância, pois a criança precisa aprender a aprender e esse não é um papel apenas da escola.

Inicialmente, os pais devem monitorar de perto o momento do dever, para posteriormente acompanhar e incentivar o estudo, tornando-o um hábito autônomo de responsabilidade do filho. O objetivo é a criança compreender que estudar diariamente não deve estar vinculado à avaliações, à cobrança de professor ou à existência do dever de casa, mas sim à importância de revisar o que foi trabalhado durante a aula.

Para alcançar o hábito de estudo, os pais devem respeitar a rotina familiar, identificando o horário em que eles e a própria criança estão mais ativos e dispostos. Afinal, desenvolver um hábito exige determinação, foco e paciência e, nesse caso, os pais devem ser modelo. Além do horário, a escolha e preparação do ambiente também são essenciais para o desenvolvimento do hábito de estudo. Por este motivo, o local deve ser arejado, iluminado e tranquilo, com mesa e cadeira apropriadas e confortáveis para a criança. Além disso, a família deve ter consciência que sua função é apontar caminhos a fim de que a criança descubra soluções próprias.

Dessa forma, quando o filho fizer alguma atividade equivocada, a família não deve corrigir, mas sim auxiliá-lo a compreender o que foi pedido. E, caso a criança demonstre que entendeu o comando corretamente e permaneça com a resposta equivocada, os pais não devem interferir, já que levar a tarefa com resultado incorreto para a escola faz parte do processo. Mas por que é tão difícil para a família permitir isso?

Pais que fazem o dever pelas crianças, além de contribuírem para que o momento seja cansativo, desgastante e extremamente exigente, geram filhos inseguros e dependentes de aprovação do outro. Contribuem na formação de crianças ansiosas pela busca da perfeição e com dificuldade de lidar com o erro e a frustração.

Cientes dessa dificuldade enfrentada pelas famílias com a questão do hábito de estudo, Eduarda Quaresma (psicopedagoga e especialista em educação para crianças e adolescentes), Júlia Farnese (coach e especialista em educação para adolescentes) e Rodrigo Lannes (professor de Matemática e especialista em tecnologia da educação), gestores da Sala Lannes, desenvolveram atividades que visam auxiliar as famílias neste momento, quais sejam: aulas particulares, acompanhamento psicopedagógico (gestão da vida escolar e desenvolvimento de planos individuais), coaching de adolescentes (planejamento de vida e autoconhecimento), cursos de orientação para cuidadores e palestras direcionadas à família (Momento Petit).